IV Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça

O IV Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça tem como objetivo premiar as melhores cachaças do ponto de vista químico e sensorial e fornecer ao produtor uma visão da posição e aceitação de seu produto dentro do conjunto de cachaças. O resultado, como das vezes anteriores será divulgado na mídia nacional e internacional. O concurso será realizado durante o VIII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages no Instituto de Química de São Carlos-USP de 02 a 05 de dezembro de 2010.

Inscrição – Concurso Cachaça

Considerando o número crescente de inscritos, e o tempo necessário para a realização do elevado número de itens analisados, estaremos efetuando as inscrições a partir do dia 20/08/2009 na Av. Trabalhador São-carlense,400, caixa postal 780 – CEP: 13566-590, fone/fax: (16) 3373-9976.
A data final para as inscrições será 01/08/2010.

Cada produtor que deseje se inscrever deverá enviar um e-mail para cachaca@iqsc.usp.br para obter maiores informações sobre o concurso e deverá também responder ao questionário (questionario_concurso_2010).

Modalidades – Concurso Cachaça

As modalidades das cachaças a serem avaliadas, são as seguintes:

  1. Descansada ou repousada: cachaça armazenada por um período de até três (3) meses em tonéis de mais de 500 L de capacidade. O produtor deverá informar se adicionou ou não açúcar na sua bebida.
  2. Envelhecida: cachaça armazenada em tonéis de madeira de até 250 L por período igual ou superior a um (1) ano. O produtor deverá no ato da inscrição e ao preencher o questionário, informar se adicionou caramelo e/ou açúcar na sua bebida e qual o teor do mesmo, qual a madeira e as dimensões do tonel, o tempo de envelhecimento, o volume da produção e o equipamento utilizado para a destilação: alambique ou coluna.

Todo produtor deverá informar se a sua cachaça foi produzida com cana queimada ou crua, se adicionou uréia durante a fermentação e também se é uma cachaça bidestilada ou simples.

Regulamento – Concurso Cachaça

As cachaças serão avaliadas e premiadas nas categorias ouro, prata e bronze.

Aos três (3) primeiros colocados em cada categoria, serão distribuídas medalhas alusivas ao fato respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

A premiação será consequência de uma avaliação considerando a análise química e análise sensorial com os respectivos pesos:

Análise Química, peso 5.

Análise Sensorial (para painel de degustadores) I, peso 2,5.

Análise Sensorial (para o público participante) II, peso 2,5.

As cachaças cujos resultados das análises químicas não estiverem em conformidade com a legislação brasileira em vigor serão penalizadas; somente as cachaças que forem aprovadas na análise química serão submetidas à análise sensorial.

O resultado final será obtido pela média aritmética ponderada das notas, atribuídas a cada bebida de acordo com:

M= (5xAQ+2,5xASD+2,5xASP)/10

Onde:

AQ= análise química

ASD=análise sensorial de degustadores

ASP=análise sensorial do público participante.

*Os degustadores credenciados participarão apenas da avaliação sensorial ASD.

O painel destes degustadores será estabelecido previamente pela comissão julgadora, de um grupo que efetuará treinamento prévio com profissional altamente qualificado do exterior.

A cachaça melhor qualificada no concurso receberá gratuitamente a sua inscrição para participar da feira internacional Vinitaly, a ter lugar em Verona, Itália, no ano de 2011.

Será fornecido gratuitamente aos três (3) primeiros classificados, “o gráfico radar, especificando as principais características sensoriais do produto, além da análise química e certificado de participação.

Ao produtor será garantido o sigilo absoluto dos resultados de suas análises.

Serviço

e-mail: Endereço: Av. Trab. São-carlense, 400  CP 780  São Carlos, SP  CEP 13560-970

Telefone: (16) 33739970

http://viiibmcfb.iqsc.usp.br

4 thoughts on “IV Concurso de Avaliação da Qualidade da Cachaça

  1. Caro Orlando,

    As informações que temos deste concurso estão descritas acima, caso ainda restar dúvida acesse http://viiibmcfb.iqsc.usp.br/ ou entre em contato pelo telefone (16) 33739970.

    Acho que para participar deste concurso, você vai ter que elevar um pouco a graduação alcoólica deste seu produto, por segunda a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 13/2005 para ser aguardente de cana ou cachaça o mínimo é 38%. Consulte em nossa FAQ.

    Abraços,

  2. Desenvolvi uma cachaça com um metodo unico onde obtive depois de seis anos de experiencia um produto final em que a cachaça fica com uma graduaçao alccolica em torno de 35/36%, uma coloração amarela clara e com uma acides baixa.
    Para concorrer neste encontro gostaria que enviassem como deveria me portar e em qure categoria poderia concorrer, poisa, me é muito interessante participar deste evento.
    Agaurdo contato e mesus agradecimentos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.