Eu sempre gostei de observar o design de copos, garrafas e embalagens. Acho que adquiri este “vício” ainda quando fazia faculdade, onde morei em uma república onde tinha designers de produto e programação visual.
Recentemente conheci a DJ Cachaça Mineira e fiquei fascinado pelo design do produto, ao fazer contato com a produtora, descobri que este encantamento não foi por acaso e que compartilho com vocês, leitores do nosso site.
Design premiado
Além de ter sido agraciada com a medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas – Brasil 2008, a DJ foi vencedora da categoria Bebidas Alcoólicas no Prêmio ABRE Design e Embalagem – 2008 que foi realizado dia 27 em São Paulo (SP).
Este prêmio, que está na 8ª edição, é considerado o mais importante concurso nacional de embalagem, com reconhecimento internacional. E tem o apoio da WPO – Organização Mundial de embalagem, ULADE – União Latino Americana de Embalagem, “PBD”:http://www2.desenvolvimento.gov.br/sitio/sdp/proBraDesign/proBraDesign.php – Programa Brasileiro de Design do Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior e do CSPD – Centro São Paulo Design.
A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, com este prêmio divulga as empresas que investem no aprimoramento das embalagens de seus produtos, e acreditam na valorização da embalagem brasileira, como a DJ Cachaça Mineira que inovou no seu setor. Desenvolveu seu produto com um design que buscou representar a evolução que o mercado consumidor da cachaça merecia, aumentando a aceitação do produto especialmente entre o público feminino.
Com esta embalagem a DJ conseguiu criar grande identificação do consumidor com o produto, e isso conjugado à qualidade facilitou a conquista de mercados que até então criavam uma certa barreira a este tipo de bebida.
A adoção deste estilo inovador representou sem dúvida um marco para o setor, e o reconhecimento deste trabalho que recebemos através desta premiação já nos credenciou a participar do World Star 2008, organizado pela WPO – Organização Mundial de Embalagem, que desde 1970 ilustra o avanço contínuo da arte mundial da embalagem criando assim um padrão de excelência internacional.