6 thoughts on “A origem da Cachaça: polêmica entre cachaçólogo e revista

  1. Na minha opinião de historiador, dentro desta polêmica, o jornalista e cachaçólogo perdeu a oportunidade de ficar calado. Sobretudo quando critica sem qualquer conhecimento a cachaça mineira representada pela Havana (SIM HAVANA! Osvaldo Santiago tem uma liminar para o uso do nome). A cachaça Havana tem um dos melhores processos de envelhecimento de cachaça. Triste quando as pessoas tentam defender regionalismos arrotando sinônimos para disfarçar incoerências e falta de conhecimento.

  2. A respeito do seguinte trecho:

    “Bebida da espécie “destilado” e pertencente à categoria das “aguardentes”, a Cachaça foi inventada no Brasil entre 1533 e 1534 pelo colonizador Martim Afonso de Souza e seus quatro sócios (três lusos e um holandês), em plena Mata Atlântica, nos três primeiros engenhos de açúcar construídos pelos cinco no Brasil (as primeiras indústrias do País), em São Vicente (hoje o local pertence a Santos): Madre de Deus, Santo Antônio e São Jorge, este conhecido, também como “dos Erasmos” ou “do Governador”, único do qual restam ruínas. Martim Afonso trouxe o primeiro alambique para a terra recém-descoberta, engenhoca utilizada na Península Ibérica desde o início da Idade Média, e destilou a cana, cujas primeiras mudas chegaram à nova terra pelas mãos de Gonçalo Coelho em 1502.”

    Gostaria de saber a(s) fonte(s) das informações de que:
    a) A cachaça foi inventada no Brasil entre 1533 e 1534 pelo colonizador Martim Afonso de Souza e seus quatro sócios…
    b)Martim Afonso trouxe o primeiro alambique para a terra recém-descoberta…
    Sou apenas colecionador de cachaças e curioso sobre sua história e até o momento não encontrei nenhum registro que corroborasse tais afirmações.

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.