Tem surgido em nosso site, muitos cadastros de cachaça com o dizer orgânico.
Me fez refletir se deveríamos ter entre os tipos de cachaça, a categoria orgânica.
Mas os tipos são algo que seguem uma regulamentação técnica que tem como objetivo padronizar a identidade da cachaça quanto a qualidade.
Confesso, que não respeitamos a norma e sim o cadastros que são feitos no site, assim, quando uma cachaça é cadastrada não investigamos se a cachaça é realmente extra premium (envelhecida por um período não inferior a 3 anos), apenas aceitamos aquilo que o fabricante nos informa, ou seja, se ele vende o produto como extra premium, quem somos nós para o contradizer?
Enfim, deveríamos ou não criar esta categoria orgânica??
O MAPA tem um HotSite Orgânicos que esclarece melhor o que é um produto orgânico
1 Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. O Brasil, em função de possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica.
Então ser orgânico não estaria associado a qualidade do produto, e sim a forma como é produzido, porem, existe uma ressalva quanto aos produtos orgânicos
2 Os produtos orgânicos, tanto de origem animal como vegetal, são mais saudáveis, têm mais sabor e podem estar bem perto de você. Ao consumir os orgânicos, você leva à mesa da sua casa produtos mais saborosos e com todas as vitaminas e minerais preservados. Tal resultado decorre do manejo diferenciado que é dado às plantas e aos animais. A inserção dos produtos orgânicos nos cardápios de restaurantes tem sido uma forma de valorizar os pratos e marcar uma posição de responsabilidade dos estabelecimentos por estimularem o desenvolvimento sustentável.
Sendo assim, acredito que uma categoria orgânica seria bem vinda, mas não serei hipótrica em dizer que cachaças orgânicas são melhores e de maior qualidade que as que não são, cachaça boa é aquela que lhe agrada e lhe faz bem, independente do modo de produção, é claro que se isso é um diferencial, tem que ser explorado pelo fabricante.
Então como saber se uma cachaça é melhor que outra para você?
É simples, basta experimentar.