Escrevi este artigo como trabalho para a faculdade.
Estarei publicando aqui semanalmente trechos do artigo e no final disponibilizamos o artigo completo para download.
CADEIA PRODUTIVA DA CACHAÇA
INTRODUÇÃO
O agronegócio da cachaça oferece um exemplo claro da importância de coordenação na atividade, sobretudo na produção da cachaça de alambique. Nesse segmento, é fundamental elaborar um produto que apresente características e especificidades diferenciadas, a fim de que possam ser identificadas pelo consumidor final.
O mercado da cachaça tem produtores de longa tradição e pode ser considerado de alta competição. Assim, quando novos concorrentes ingressam com novos conceitos de como servir e satisfazer os clientes e, também, quando novos produtos são oferecidos, se altera, de forma drástica, a dinâmica da competição nas suas respectivas categorias.
Como resposta a tais tendências, a cadeia produtiva da cachaça vem investindo gradativamente em fornecimento de matéria-prima, incorporação de tecnologias para melhoramento do processo de industrialização, entre outras, buscando desenvolver produtos com maior valor agregado, que é uma resposta emergente à perspectiva de crescimento do setor, tendo como conseqüência a implementação pelos fatores de ações intensivas de “marketing” em todos os segmentos que compõem os elos da cadeia produtiva.
A diferença entre a cachaça industrializada e a de alambique (artesanal) está tanto na escala quanto no sistema de produção. Nos alambiques geralmente são produzidos de cem a mil litros/dia de cachaça, ao passo que nas destilarias industriais são produzidos cerca de trezentos mil litros por dia. Uma opção no mercado é a cachaça bidestilada, cujo produto obtido apresenta menor teor acidez e cobre, em relação à monodestilada. Portanto, a grande vantagem da cachaça artesanal em relação a industrial é o aroma e buquê enquanto a vantagem da cachaça industrial em relação a artesanal é a padronização do produto, requisito importante para uma bebida que começa a dar seus primeiros passos na exportação. Os dois processos podem gerar bebidas com qualidade.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a cadeia produtiva da cachaça e fatores relevantes durante suas etapas.
Cachaça pura é coisa pra macho, mas uma caipirinha pega bem! Rsrsrsrsrs
Legal a matéria,
Abraço
Obs: Essa é uma boa matéria que você deveria postar em “Blogagem coletiva”.
Se não conhece ainda, aproveita para saber mais em http://bethccruz.blogspot.com/2008/08/dihitt-promoo-blogueiro-reprter.html