O primeiro lote de produtos da agricultura familiar baiana será exportado para a China nos próximos dias. O negócio foi fechado nesta quarta-feira (26) pelo secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, que viajou àquele país para tratar do assunto.
A primeira venda foi definida pelo secretário durante reunião na sede do Escritório de Negócios da Agropecuária Baiana em Pequim, com o gestor da Apex na China, Cesar Yu, com a funcionária do escritório, Helena Roung, e com os empresários Daniel Aldana e Eiko Chin, dos restaurantes Casa Brasil e Alameda.
O objetivo é que o Escritório de Negócios da Agropecuária Baiana em Pequim dê apoio às cooperativas e associações de agricultores familiares. Desta forma estamos plantando sementes num mercado de 1,3 bilhão de consumidores, que cresce 9% ao ano,
disse o secretário.
Projeto piloto
Entre os produtos incluídos nesse primeiro lote de exportação estão a Cachaça Abaíra, as geleias de goiaba, manga, maracujá, umbu e outras frutas produzidas em Canudos, Uauá e Curaçá, o café gourmet de Piatã, a banana-passa de Ubatã, o doce de leite de cabra, de Valente, o mel de Miguel Calmon, os chocolates finos da fábrica Amma, de Salvador, e da recém-inaugurada fábrica de Ibicaraí, e as polpas de frutas produzidas em Feira de Santana.
O secretário Eduardo Salles informou que este é um pedido inicial, que será enviado por via área, como um projeto piloto.
O interesse pelos produtos da nossa agricultura familiar é crescente e, em breve, pedidos maiores serão feitos e enviados por via marítima.
Ele informou ainda que durante a reunião, além da renovação do contrato com a Apex para manutenção do escritório do governo baiano na China, foi feito o planejamento para 2011. O plano inclui a participação da Bahia nas feiras Fial, em Xangai, no mês de maio deste ano, e na Feira da Indústria Alimentícia, Hospedagem e Venda Atacadista (FHC), também em Xangai.
No mês de abril faremos uma semana gastronômica da Bahia em Pequim, nos restaurantes Casa Brasil e Alameda,
informou, acrescentando que a presidente Dilma Rousseff será convidada para o evento.
Os gêneros da agricultura familiar que estão sendo exportados para a China são produzidos pelas Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e seus Derivados de Abaíra (Coopama), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região de Valente, Associação Comunitária de Água Branca e Associação de Apicultura de Vale do Capão.
Fonte: ArtigosLeave a Comment on Agricultura familiar baiana exporta primeiro lote de produtos para a China