Pólo de Orgânicos apresenta caipirinha sem agrotóxicos em restaurante no Recife
Uma das bebidas mais populares do país feita com ingredientes livres de agrotóxicos. Foi o que o público do Bar Entre Amigos (O Bode), estimado em cerca de 500 visitantes ao longo do dia, pôde degustar no último sábado (25), no bairro do Espinheiro. A caipirinha orgânica veio para mostrar que nem só de sucos e saladas vive a produção de frutas e legumes orgânicos, segmento que vem crescendo significativamente em Pernambuco nos últimos anos.
Com um gosto bem mais suave que as caipirinhas comuns, a bebida segue a receita básica, tendo como diferencial a origem dos ingredientes: tanto a cana-de-açúcar usada na produção da cachaça quanto o limão dispensaram qualquer tipo de agrotóxicos. A fabricante é a Sanhaçu, microempresa com sede no município de Chã Grande, na Zona da Mata do Estado.
A degustação que apresentou a bebida ao recifense é resultado da ação do Pólo de Orgânicos de Pernambuco, que promove a produção orgânica do Estado a partir do incentivo do Governo Estadual em parceria com um consórcio que reúne a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), o Serviço de Tecnologia Alternativa (Sertã), a Fundação de Proteção à Saúde e ao Meio Ambiente (Fusama) e a Cooperativa de Produtores Familiares Orgânicos (Ecoorgânica), além da certificadora Certivida e a Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste (Assocene). A Sanhaçu é de produtores beneficiados pelo Pólo.