Estava lendo um artigo sobre destilação, onde dizia que o processo havia surgido por volta do ano 800 com a criação dos primeiros alambiques. Isto me fez pensar que desde aquela época o homem deve destilar bebidas por todo o mundo, então por que não fazermos uma busca pelos destilados típicos de cada região?
Então iniciamos esta série Outros Destilados e começamos com Horilka.
Horilka
Horilka é uma vodca ucraniana, distilada principalmente à partir do trigo ou da batata, geralmente mais forte e mais picante do que uma típica vodca russa.
Os primeiros registros da palava horilka é datada 1562 na Ucrânia, e deriva do verbo hority, “queimar-se”, parecido com o bielorrusso: harelka.
São produzidas vários tipos da horilka, industrialmente e artesanalmente, em alguns casos, a pimenta vermelha (pimenta malagueta) é colocada nas garrafas de horilka, tornando-a ainda mais picante.
Na Ucrânia, Eslováquia Oriental e sul da Polônia, a Horilka tem desempenhado um papel importante nos casamentos tradicionais, como descrito no trecho do romance Taras Bulba (1835) de Nikolay Gogol
E tragam muita horilka, mas não aquela para as mariquinhas, com uva-passa ou outro tipo destas coisas — tragam-nos uma horilka mais pura, dê-nos essa bebida demoníaca que nos faça loucos, brincalhões e selvagens! (Nicolay Gogol)
Uma das mais famosas marcas de horilka é Nemiroff, que já foi citada em 2006 como sendo a segunda maior produtora de vodca do mundo.
Seus produtos, assim como outros fabricantes de vodca, podem ser encontrados em vários sabores, tais como pimenta, frutas vermelhas, limão entre outros.
Vale a pena experimentar um destilado que lhe faça louco.
Obrigado.
Vamos ter muitos outros posts como estes por aqui.
abraços,
Muito bom o post. Já tinha ouvido falar desta bebida, mas você deixou muito mais claro do que se trata. Este seu post é um complemento para uma série que tenho em meu blog de bares, botecos e bebidas. Agora vou ver onde encontro esta bebida aqui no Brasil. Abraços