to_grau_paraty.jpg” width=”250″ height=”454″ />
Grandes tonéis históricos que não transmitem nenhum tipo de modificação de aroma ou cheiro, é assim que descansa a Cachaça Santo Grau Paraty.
Corte especial (em média aproveita-se apenas os melhores 130 lts em cada 1 mil lts do mosto fermentado) exclusivo para a Santo Grau.
Terceira melhor cachaça branca do Brasil, segundo o Ranking da Revista Veja (Edição Nacional – fev 2010).
Produzida no primeiro engenho do Brasil a receber certificação de excelência do Min da Agricultura. A fazenda onde se situa o engenho tem mais de 40 anos de tradição, já que a antiga fazenda onde a família produzia originalmente a cachaça foi arrendada há muitos anos e é onde se situa a tual marina do navegador Amyr Klink.
O mestre alambiqueiro, o artesão responsável pela produção, é Eduardo Mello, quarto da geração de 1 família que produz cachaça em Paraty desde 1803.
Valorização da tradição, do terroir, da pureza e do aroma absolutamente peculiar.
A cachaça santo grau, foi na minha percepçao a melhor que ja tomei,mas quando produzida pelo luiz mello , infelismente tenho que dizer que sua qualidade caiu muito, muito mesmo depois que eduardo mello veio a produzir.
Terceira melhor no ranking da veja. De fato, tenho que reconhecer que a Serra Limpa e a Coqueiro também são muito boas. Só uma curiosidade importante: a Santo Grau de Paraty que está representada no ranking foi produzida por Luiz Mello, irmão do produtor da cachaça coqueiro, o que significa que ela era a cachaça Vamos Nessa. Isso só mostra o quanto o ranking é suspeito. Afinal, porque não avaliou a Vamos Nessa também? Ou outra cachaça de Paraty? Além disso, atualmente, a Santo Grau de Paraty vem sendo produzida por Eduardo Mello, produtor da Coqueiro, que por sinal é uma cachaça maravilhosa.
Eu não concordei com as notas. Se o ranking era das cachaças brancas, porque as notas tão baixas? Nenhuma merecia 9 ou 10? Na minha opinião, a Serra Limpa, a Coqueiro e a Vamos Nessa são muito superiores a qualquer uma das cachaças envelhecidas escolhidas como as melhores pelos especialistas. E porque as notas tão altas para as cachaças envelhecidas? Porque os ditos degustadores de cachaças do Brasil são bebedores de whisky e bebidas importadas. Por isso, só valorizam cachaças com influências de madeiras.
Por sinal, duas marcas só apresentam a cachaça envelhecida. Como diz o grande cachaçólogo Marcelo Câmara, quem diz que produz cachaça de qualidade, tem que apresentar a cachaça branca. Aí sim, após mostrar um produto de qualidade, pode envelhecê-la. Já experimentei cachaças péssimas que sob a madeira ficaram bebíveis e até enganaram muita gente.
Só isso.
Um viva a cachaça e a Cultura Brasileira.
fantastica a cachacinha coronel….mineirinha boa….meu namorado curte de montão em tds nossas baladinhas nunca pode faltar….
bjus
a cachaça é maravilhosa mesmo pessoal……..é apreciadíssima na minha familia e amigos…nunca provei outra cachaça tão saborosa….e eu que nem sou de beber hein?