A Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, por intermédio de seu Departamento de Turismo, realizará nos dias 20,21 27 e 28 de agosto e 3 e 4 de setembro de 2011 a partir das 10 da manhã até as 19:00 a 18ª FESTA DO MORANGO E 3ª FESTA DA CACHAÇA.
Entrada : R$5,00 desconto para melhor idade e para estudante com apresentação de documento.
Estacionamento :R$ 10,00
O referido evento tem sido considerado o maior de todo o Circuito das Águas Paulista e um dos mais belos e bem organizados do Estado de São Paulo, congregando espaços importantes para viabilizar a efetivação de agronegócios e difusão da cultura.
Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, é possível encontrar uma grande diversidade de derivados de morango, produzidos e comercializados por doceiras da cidade.
A criação do evento foi fundamental para alavancar a produção de morangos na região e elevar o nome de Monte Alegre do Sul no cenário turístico nacional.
A CACHAÇA
Monte Alegre do Sul produz anualmente 500 mil litros de cachaça artesanal e vem investindo em qualidade. O resultado tem sido não só a geração de mais empregos e a movimentação da economia local, mas também um aumento no fluxo de turistas para a chamada “Rota da Cachaça”.
Trata-se de um passeio para conhecer alguns dos alambiques artesanais ativos na cidade. Ao todo são 57 e desde 2003 existe a APROCAMAS (Associação dos Produtores de Cachaça de Monte Alegre do Sul e Região), entidade que vem investindo em apoio técnico para os produtores, padronizando garrafas, criando rótulos e divulgando o produto.
A região de Monte Alegre do Sul produz cachaça desde 1905, quando os italianos trouxeram seus conhecimentos neste segmento. O método para destilar a bebida é o mesmo de antigamente, em alambiques de cobre e com fermento natural.
A FESTA DA CACHAÇA foi criada no ano de 2009 com a finalidade de fomentar a produção da bebida e no sentido de criar um selo de qualidade e encontrar caminhos para chegar ao mercado externo com a cachaça, impulsionando a economia do município.
Além dos produtores de cachaça que expõem e vendem seus produtos, é possível encontrar uma grande diversidade de derivados de cachaça, produzidos e comercializados por produtores do município e da região.
A 18ª FESTA DO MORANGO E 3ª DA CACHAÇA estará instalada em uma área de aproximadamente 30.000 metros quadrados, que receberá um trabalho paisagístico especial, dividida por setores, sendo:
- MORANGOS: Boxes para comercialização do morango in natura, compotas e licores;
- Cachaças: Boxes para degustação e comercialização da bebida
- DOCES: barracas para comercialização de mais de 40 tipos de doces produzidos pelas doceiras do município;
- PARQUE DE DIVERSÕES:com brinquedos para entreter as crianças;
- ALIMENTAÇÃO: dois setores contendo lanches, restaurantes e doces;
- ESTACIONAMENTO: 8.000 metros quadrados;
- MINI SHOPPING: lojas divididas em estandes de 3 e 4 metros quadrados;
- PALCOS: Serão instalados palcos para apresentação dos shows e grupos culturais que acontecem diariamente.