O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG) estão patrocinando, pela primeira vez, a participação de cooperativas na Expocachaça, um dos eventos da Superagro Minas 2011.
Ocemg e Sescoop-MG terão espaço na feira para que as cooperativas divulguem seus produtos. Elas também participarão de rodadas de negócios, palestras e encontros com potenciais compradores do atacado e do varejo. Para o superintendente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Wiliam Bicalho, esta
“será uma excelente oportunidade para prospecção de negócios cooperativistas”.
A estimativa é que seis cooperativas produtoras de cachaça integrem o estande que será patrocinado pelo Sistema.
Minas Gerais é o maior produtor nacional de cachaça de alambique (artesanal), com cerca de 260 milhões de litros/ano, aproximadamente 60% do volume da produção total nacional, de 500 milhões de litros/ano. O Estado possui cerca de 9 mil alambiques, gerando perto de 500 mil empregos diretos e indiretos, informa o diretor de Marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes. Ele ressalta ainda o fato de que a cachaça emprega o homem no campo na entressafra agrícola, quando há menos oportunidades de emprego.
A Expocachaça realiza neste ano a sua 15ª. edição consecutiva como um dos mais importantes eventos do agronegócio da bebida no Brasil. Ao longo de mais de uma década, a feira se consolidou como espaço para negócios reunindo diversas marcas da bebida de Minas e de outros Estados para vendas no atacado e no varejo. Aliado a isso, a feira também apresenta máquinas e equipamentos para a produção e comercialização do destilado.
Copa 2014 – Nesta edição, a Expocachaça realizará uma mesa-redonda com o objetivo de discutir as oportunidades de divulgação da bebida com a Copa de 2014. Na pauta, a inserção de receitas com o destilado para padronizar “o legítimo sabor brasileiro” nos cardápios de bares e restaurantes: a caipirinha do Welcome Drink. E ainda, promover treinamento para os barmen para que, além de preparar os drinques, saibam falar com conhecimento sobre a bebida.
“Queremos aproveitar o público estimado de 600 mil visitantes no país para criarmos embaixadores da bebida pelo mundo”
, argumenta Mendes.
A feira vai realizar também a segunda edição do Encontro Estratégico de Negócios, reunindo empresas compradoras do atacado e do varejo e os produtores de bebida, para a prospecção de novos negócios. O evento contará ainda com uma destilaria montada especialmente para a fabricação de cachaça e rapadura para apreciação e degustação pelo público. O Senac Minas vai realizar oficinas gratuitas para o público incluindo temas como “Cozinhando com o Chef”, “Coquetéis à Base de Cachaça”, “Harmonização de Cervejas” e “Petiscos Mineiros”.
Como ocorre em todas as edições, a feira reserva para o público uma diversificada programação cultural, com vários shows e apresentações, como a do cantor Sérgio Reis em 2 de junho, às 22 horas, dia em que começa a feira.