Ao visitar a exposição dos rótulos de cachaça no Instituto Tomie Otake, na livraria do edifício me deparei com um livro chamado AVE CACHAÇA! Nascimento, vida, reza e glória , do escrito Francisco Villela.
Segue abaixo um breve texto que descreve o livro:
Ave, Cachaça! reúne uma coleção de rezas ou loas, colhidas durante alguns anos em festas, encontros e bares mineiros, cariocas, paulistas e brasilienses. A tradição popular de reza de cachaça acha-se hoje em extinção, e as poucas rezas existentes com freqüência fundem formas clássicas de décadas e séculos passados com influências urbanas contemporâneas. Uma introdução delineia as principais características das rezas populares: além da presença de temas da cultura popular como a demonização da cachaça, a mistura surreal de situações e palavras e a licenciosidade & o uso de expressões obscenas. A introdução também abriga breve relato da origem e da evolução social e econômica da cachaça, de bebida de escravos, indígenas e animais a presença nas mesas e prateleiras de cachaçarias de grife, hotéis, bares e restaurantes estrelados, além de sua permanente e crescente presença nos botecos nacionais. As rezas são acompanhadas por abonações eruditas creditadas que apresentam facetas da trajetória da cachaça no país.
Não é uma história sobre a cachaça em si, mas sobre a cultura popular que gira em torno da cachaça, com suas crenças e mandingas.
Ainda estou lendo, mas parece muito legal.
Guiba – Amigos da Cachaça
Mais Informações: Ave, cachaça! nascimento, vida, reza e glória
boa tarde, estou tentando comprar este livro e não estou achando, alguém pode me ajudar com orientação para comprar?
Terminei de ler o livro. É bem interessante pois tem muitos pensamentos e poesias que envolvem não só a cachaça mas o ato humano de degustar, tomar, se embriagar e se confraternizar.
Tem poesia pra todas as ocasiões.
É no mínimo curioso!!!
A cada dia que avanço na leitura, fica mais interessante. O livro é fino, mas muito bem escrito.
Vale a pena conferir, ainda mais se for lendo e bicando uma dosinha, aí fica perfeito.